terça-feira, 29 de novembro de 2011

Parte da culpa da homofobia é nossa.

 É incrível como a sociedade ao mesmo tempo que nos dá espaço nos restringe e nos oprime, não é? Quem nunca viu um perfil em sites de namoro mais ou menos assim: "Procuro homem, 20 a 27 anos, discreto e afim de compromisso sério"?
 Sabem o que me deixa puto da cara com esse tipo de anúncio? É que os mesmos caras que estão dançando na parada, trepando em Gogoboy, e lutando por seus direitos e sua liberdade de ser quem são, e o caralho, Se apoiam na mesma ideia escrota que o resto da população, que diz que você tem todo o direito de ser gay, só não pode demonstrar isso em público. Olha que ironia! O mesmo cara que apanhou na rua por ser quem é, que sofreu com a família por ser quem é, que sofre todos os dias em quase todos os lugares por ser quem é, esse cara que tanto lutou para ter o direito à liberdade de ser quem é; Só topa namorar com quem finge ser alguém que não é. Afinal, que putaria é essa?! Será que é preferência, será que é mais charmoso, ou será que esse cara que se diz tão orgulhoso da bandeira do Arco-Íris que o envolve em todas as paradas tem vergonha de namorar e ser visto por aí com um cara mais efeminado?
 De quem é a culpa nessa história?
 Não, não é do Bolsonaro! Nem da Myrian Rios, nem do idiota do Silas Malafaia. A culpa é nossa! Sim! Nós, como qualquer outro grupo da sociedade temos nossos parâmetros de perfeição e beleza. Mas por sermos um grupo sem muitas opções visíveis em TV, revistas, jornais e até mesmo na internet, acabamos tendo apenas duas imagens de homossexual, aí vem a falsa dicotomia: Você prefere ser a bichona escandalosa que apanha na rua enquanto anda com seus poodles, ou prefere ser o lindo e discreto homo à jogar futevôlei nas areias do Leblon? Então, o que você escolheria ser?  O da novela das oito ou os da novela das seis?
 E que tal ser você mesmo? É tão ridículo ver alguém que tanto prega contra o preconceito e que diz por aí que ser gay é normal, tratando isso como um bicho de sete cabeças! Não é bom que não percebam que você é gay; É bom que percebam que você é gay, e não te enfiem uma lâmpada fluorecente na cara por isso. É por essa causa que você tanto luta e não faz sentido querer que seu parceiro siga preceitos imbecis e ditatoriais!
 Não estou dizendo que você precisa ser "Priscilla a rainha do deserto", só estou dizendo que aí debaixo de tanto esteriótipo está o verdadeiro você. Talvez esse seja o armário mais difícil de arrombar.

5 comentários:

  1. Gabriel, parabéns pelo trabalho neste blog, que se constitui em um instrumento de luta contra a homofobia e pelo reconhecimento de nossos direitos.
    Em relação a tua reflexão neste texto, creio que boa parte disso resulta da opressão ideológica que a heteronormatividade e a homofobia acabam incidindo sobre muitos homossexuais.

    ResponderExcluir
  2. Não, não é nossa! A homofobia tem raízes bem mais profundas, principalmente no fundamentalismo religioso e na construção do conservadorismo social. Independente do gay ou LGBT que você seja, discreto, não discreto, escandaloso, enrustido ou não, e etc. você sempre sofrerá homofobia. Sofrerá homofobia até mesmo aquele gay de voz grossa que insiste em ter uma imagem hétero. Não vamos, agora, nós LGBT assumirmos essa culpa, por que já carregamos culpas e infelicidades demais. Uma pessoa não pode ser julgada por ter sido colocado dentro de uma forma, desde que nasce até a morte. Se existe uma culpa aí, essa é da própria militância LGBT, arrogante, cheia de "fogo amigo", que de amigo não tem nada e que não sabe se comunicar com o restante da população LGBT, ficam em discussões intelectuais e acadêmicas, ou então demonstrando seus egos e personalismos nas conferências. Acham, na cabeça deles que vive nas alturas do himalaia, que tod@s compreendem até mesmo a sigla "LGBT", num país campeão de assassinatos de homossexuais, onde ler é ainda considerado supérfluo. E as pessoas nem tempo têm para refletirem, aqui. A culpa da homofobia não é nossa! Tem raízes histórias na própria construção do cristianismo, por exemplo e vai muito além disso. Podemos até criticar o comportamento deste ou daquele gay, mas isso nunca justificaria a homofobia, nunca. Chega de culpas, que nada contribuem para o fim da homofobia e nem para a construção dos Direitos Humanos.
    Ricardo Aguieiras
    aguieiras2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. uauu, quanta culpa...

    "sentimento de culpa", quando se viola a consciência moral pessoal (ou seja, quando pecamos e erramos), surge o sentimento de culpa. fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Culpa_(sentimento)

    gostei do texto porque ajuda a refletir, mas não me sinto culpado, pelo contrário! sinto orgulho de ser quem sou!

    vejam que bacana: http://brgay.blogspot.com/2011/11/mandarins-gays.html

    bjs,

    Tatá

    ResponderExcluir
  4. Acho que ninguem é diferente perante a Deus, e se participo dessa luta, sendo hetero, é porque acredito que esse preconceito tem que ser derrubado, todas as formas de amar e ser feliz são importantes, estou com vcs sempre, gostei do que li no seu blog,bjs

    ResponderExcluir
  5. Sabe o que eu penso? Acho que a palavra se ASSUMIR ficou banalizada! Nõ generalizando, mais é verdade sim, muito fácil falar com vários gays que quer liberdade, quer se assumir e tudo se na real, na hora H se escondem e continuam com atos preconceituosos. Da mesma forma que há caras com preconceito na hora de ficar em público com algum homem afeminado (desculpa a colocação , eu não sei a mentira certa de usar) há também mulheres com os mesmo mediocres preconceito por elas serem masculinas ou mesmo por terem trejeitos menos explicitos quanto a feminilidade. SE ASSUMIR LIBERTAR SE envolve tudo, é assumir seus pensamento, seus desejos, suas vontades, seu AMOR seu PARCEIRO OU PARCEIRA, é vc se aceitar e não ligar para quem quer que seja, só assim faremos valer realmente a liberdade que tanto almejamos e poderemos ajudar colegas a se aceitarem de forma menos dolorida e quem sabe assim nossas familias aceitariam mais rapidamente, pois perceberiam que sofreriamos bem menos.CHEGA DE TANA MENTIRA E HIPOCRISIA! SZ Ann SZ

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...